A ComCausa participa neste domingo (28), na Praça da Sé, no centro de São Paulo, do registro audiovisual que dará origem a um mini documentário em homenagem aos 30 anos de atuação das Mães da Sé. A iniciativa busca preservar relatos de familiares, apoiadores e pessoas que acompanharam a trajetória do movimento, reconhecido nacionalmente pela luta em defesa de famílias de pessoas desaparecidas.
Durante o encontro, serão gravados depoimentos que retratam histórias marcadas pela busca por respostas, pela mobilização social e pela defesa do direito à memória e à justiça. A proposta é reunir testemunhos que contribuam para manter viva a história de um dos mais importantes movimentos brasileiros voltados à causa das pessoas desaparecidas.
Fundado na década de 1990, o movimento Mães da Sé tornou-se referência no acolhimento de familiares e na cobrança por políticas públicas voltadas à localização de pessoas desaparecidas. Ao longo de três décadas, a atuação do grupo ajudou a ampliar o debate sobre o tema, frequentemente marcado pela invisibilidade e pelas dificuldades enfrentadas pelas famílias na busca por informações.
A ComCausa destaca que sua participação ocorre em caráter de apoio e colaboração, respeitando o protagonismo das Mães da Sé e das famílias que construíram essa trajetória de resistência.
“Registrar essas histórias é uma forma de preservar a memória, denunciar a invisibilidade dos desaparecimentos e reafirmar que nenhuma família deve caminhar sozinha nessa busca”, afirma Adriano Dias.
Além de registrar a memória coletiva, o mini documentário pretende ampliar a visibilidade da causa, estimular o debate sobre políticas públicas relacionadas ao desaparecimento de pessoas e fortalecer a conscientização da sociedade sobre a importância do acolhimento às famílias.
Serviço
Data: domingo, 28 de junho
Local: Praça da Sé
Cidade: São Paulo (SP)
Atividade: gravação de depoimentos para o mini documentário em homenagem aos 30 anos das Mães da Sé.


