Hoje, 4 de janeiro, a ComCausa reforça a importância da conscientização sobre a hemofilia no Brasil, data escolhida em homenagem ao cartunista Henfil, que faleceu neste mesmo dia, em 1988. Henfil, assim como seus irmãos Betinho (Herbert de Souza) e Chico Mário, viveu com hemofilia e deixou um legado de luta, arte e inspiração.
A hemofilia é uma desordem hemorrágica que pode ser hereditária ou adquirida, caracterizada pela ausência de proteínas no sangue responsáveis pela coagulação. Embora desafiante, a hemofilia hereditária conta com tratamento profilático disponibilizado pelo SUS, garantindo maior qualidade de vida às pessoas que vivem com a condição.
Na ComCausa, acreditamos que a informação e o acesso à saúde são fundamentais para que essas pessoas vivam plenamente inseridas na sociedade. Nesse sentido, nosso projeto ComuniSaúde reforça nosso compromisso com a disseminação de conhecimento, o fortalecimento da inclusão e a busca por políticas públicas de saúde mais acessíveis e equitativas.
Hoje, prestamos nossa homenagem a todas as pessoas com hemofilia que enfrentam os desafios diários com coragem, cuidam de sua saúde e lutam para viver com mais dignidade e qualidade de vida. Que este dia inspire a sociedade a valorizar a saúde e a igualdade, ampliando a visibilidade sobre a hemofilia e outras condições de saúde.
A ComCausa segue ao lado de quem precisa, promovendo conscientização e lutando por uma sociedade mais justa e inclusiva!
ComuniSaúde e o impacto nas favelas
O ComuniSaúde visa melhorar o acesso ao atendimento básico, promover saúde mental e fortalecer as redes comunitárias nas favelas da Baixada Fluminense. O projeto será implementado nas principais favelas de Duque de Caxias, Nova Iguaçu, São João de Meriti, Belford Roxo, Nilópolis e Mesquita, em colaboração com secretarias municipais de saúde e instituições locais. O envolvimento dos moradores será crucial para mapear as necessidades e garantir que a campanha atinja todos de forma inclusiva.
O lançamento da plataforma digital ComuniSaude.org.br também será parte importante do projeto, fornecendo informações detalhadas sobre os serviços de saúde disponíveis. A ComCausa também disponibilizará um número de telefone com aplicativos de mensagens para fornecer suporte durante a campanha, garantindo que a população tenha fácil acesso a orientações sobre os serviços de saúde.
Plano Integrado de Saúde nas Favelas do Rio de Janeiro
Desde 2021, mais de R$ 22 milhões foram investidos em projetos de saúde nas favelas cariocas, com apoio da Lei Nº 8.972/20 e do Fundo Especial da ALERJ. Instituições renomadas como a Fiocruz , IFF, UENF, UFRJ, UERJ, PUCRJ, SBPC, Alerj e Abrasco fazem parte do Plano Integrado de Saúde nas Favelas do Rio de Janeiro, com o objetivo de garantir que os serviços de saúde alcancem as áreas mais necessitadas.