O ‘Dia Internacional em Memória dos Filhos que Partiram’ foi iniciada por pais enlutados em na década de 1990. Lembrado sempre no segundo domingo de dezembro, pessoas que perderam crianças e adolescente no mundo inteiro, e aqueles que se solidarizam com as famílias, acendem uma vela em memórias aos filhos e filhas que partiram.

Este importante ato entrou no calendário da ComCausa desde 2012 a partir da iniciativa da Associação dos Anjos de Realengo, familiares das crianças assassinadas no atentado no Colégio Tasso da Silveira, em 2011. Assim, todos os anos instituição se coloca à disposição dos movimentos e convida familiares de vítimas, ou pessoas que se sensibilizam estes, para fazer um gesto simples, mas cheio de solidariedade.
História do Worldwide Candle Lighting Day
O ‘Worldwide Candle Lighting Day’, ou ‘Dia mundial do acendimento de velas’, foi uma iniciativa da entidade americana ‘The Compassionate Friends’ (Os Amigos Compassivos) – associação fundada na Inglaterra na década de 1960 como um grupo de autoajuda -, que estabeleceu um “Dia Internacional em Memória dos Filhos que Partiram” sempre no segundo domingo de dezembro, tendo como horário para o ato as 19 horas.
A primeira celebração foi em 1997, a partir daí familiares de crianças e jovens que tinham perdido a vida tragicamente devido a acidentes, doenças, atos de violência, ou qualquer outra razão, passaram a repetir anualmente este gesto de acender uma vela e fazer memória aos seus entes queridos.
Como é o Dia Mundial da Memória
